domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexões acerca da importância das Relações Interpessoais na Gestão Educacional

Nos dias atuais, as mudanças ocorrem numa velocidade acelerada, aumentando a competição entre as pessoas e as empresas. Deste movimento, surge a necessidade de desenvolver um novo estilo de gestão, voltado para o trabalho em equipe e o desenvolvimento das pessoas.
Dentre as tantas inteligências que uma pessoa possui, a relação interpessoal é uma de grande destaque, pois é a forma como o indivíduo lida com o seu meio social, seja na família, na escola ou no trabalho.
Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo. Os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais. As pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social; e para tanto, há que se aperfeiçoar a arte do diálogo.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1985), considera que o ser humano possui diversas capacidades diferenciadas, e vem expandindo a forma de avaliar e desenvolver o potencial de cada pessoa.
Examinando de uma perspectiva evolutiva, faz mais sentido conceituar os seres humanos como possuidores de diversas faculdades mentais. Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Ele postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e dispõem de seus processos cognitivos. Segundo ele, os seres humanos dispõem, em graus variados, de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente.
A inteligência interpessoal, opera baseada no relacionamento interpessoal e na comunicação. Envolve a habilidade de trabalhar cooperativamente com outros num grupo e a habilidade de comunicação verbal e não-verbal, sendo ela uma característica da personalidade.
Como um traço da personalidade, a habilidade interpessoal deve ser desenvolvida e aprimorada sempre, para auxiliar nas relações e na melhoria da qualidade de vida, já que os seres humanos são dependentes uns dos outros e precisam conviver em sociedade. O indivíduo cresce em sociedade, mas não perde a sua individualidade, e é essa individualidade que precisa ser compreendida e aceita para uma boa convivência dentro de um grupo social.
De acordo com Rogers (1987) as relações interpessoais podem ser melhoradas através de um processo de aprendizado sobre a forma de nos comunicarmos uns com os outros. Uma comunicação eficaz pode proporcionar um ambiente facilitador, que propicie uma atmosfera segura para que os interlocutores se expressem com clareza e objetividade.
Nesse contexto se insere o papel do Gestor. A presença de um líder é indispensável na vida de uma equipe  e por este motivo este deve ser democrático, aberto, inovador e flexível. Deve demonstrar desejo de aprender,  receber auxílio das pessoas e conhecer os valores da equipe que lhe foi confiada. O gestor precisa, acima de tudo, fomentar a comunicação e o diálogo dentro da instituição em prol de um ambiente acolhedor e facilitador de aprendizagem.
A escola hoje é vista como instância de desenvolvimento de relações humanas. Ela precisa sensibilizar a geração que vem nascendo no século XXI, para a necessidade da convivência desarmada, negociada, baseada no diálogo, aceitando divergências, livrando-se da intolerância preconceituosa e apresentando uma visão não-comportamentalizada da realidade. Educar para a cidadania significa educar pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo, dentro da perspectiva onde as pessoas reconhecem a interdependência dos processos individuais e dos processos coletivos.
O gestor educacional, grande articulador da escola, deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação, e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local.
O gestor precisa desenvolver cada vez mais a inteligência interpessoal para auxiliar no seu papel de articulador de conflitos, com atitudes que evidenciem a  integração entre as pessoas em dimensões políticas, pedagógicas e administrativas.
escola é um espaço social que resulta da interação de agentes individuais composta por uma  rede de grupos culturais diferentes  que se interage de forma sincrônica dentro do espaço e do tempo escolar. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida escolar. Essa multiplicidade de culturas exige um trabalho de articulação e integração para que ações individuais contribuam efetivamente na consecução dos objetivos pedagógicos da escola. 
A boa comunicação e interação entre as pessoas dentro da instituição educacional tornam o ambiente saudável e prazeroso, por isso é necessário desenvolver atividades que favoreçam o melhoramento das relações interpessoais dentro da escola, para se obter a qualidade do trabalho e, consequentemente, de vida para todos os envolvidos no processo educacional.
Um dos maiores desafios dos gestores é administrar os conflitos interpessoais que insistem em ocorrer nos ambientes de trabalho. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses conflitos podem ser uma demonstração da competência dos membros de uma equipe. Pessoas medíocres se acomodam e criam uma falsa atmosfera de harmonia.
Sabemos que não é uma tarefa simples o manejo adequado das relações; porém, um tratamento correto dispensado durante as situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações, pois elas podem se tornar intensas fontes geradoras de mudanças. Das negociações entre as partes envolvidas podem nascer grandes oportunidades de crescimento para todos.

Um comentário:

  1. O blog esta lindo inclusive ajudou Calvim com sociologia.
    Beijos educadoras de plantão da minha vida.

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