domingo, 26 de setembro de 2010

Inteligências Múltiplas

HOWARD GARDNER

Psicólogo americano. Professor de Cognição e Educação e co-diretor do Projeto Zero, na Universidade de Harvard; Professor adjunto de Neurologia na Universidade de Boston; Principais áreas de estudo: Psicologia Cognitiva e do Desenvolvimento, Psicometria e Neurologia; Autor de inúmeros livros. Entre eles, estão: Estruturas da Mente (1983) e Inteligências: um conceito reformulado (2000).

CONCEITO DE INTELIGÊNCIA

Etimologia: 
Origem do latim: inter = entre e eligere = escolher. Significa capacidade de fazer escolhas entre duas ou mais situações.

A capacidade cerebral pela qual conseguimos penetrar na compreensão das coisas escolhendo o melhor caminho.

Conceito de Gardner (2000):
Potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura.

ATIVADORES E DESATIVADORES DAS INTELIGÊNCIAS

*      Acesso a recursos ou mentores;
*      Fatores histórico-culturais;
*      Fatores geográficos;
*      Fatores familiares;
*      Fatores situacionais.

PONTOS CENTRAIS DA TEORIA

1.    Toda pessoa possui todas as nove inteligências;
2.    A maioria das pessoas pode desenvolver cada inteligência num nível adequado de competência, desde que recebam estímulo, enriquecimento e instrução;
3.    As inteligências normalmente funcionam em rede;
4.    Existem maneiras de ser inteligente em cada categoria de inteligências.

STATUS DAS INTELIGÊNCIAS

- Inteligências em latência (adormecidas) – precisam sofrer estímulos, através das inteligências despertas.
- Inteligências em desenvolvimento ou em expansão – precisam de atividades que despertem todas as habilidades correlatas.
-  Inteligências despertas ou totalmente despertas – precisam de atividades que promovam sua manutenção


INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

Consiste na capacidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos. Facilidade para falar, habilidade para usar a linguagem, conversar, transmitir idéias, contar histórias ou para relatar experiências vividas.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

Possibilita calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas complexas. Cientistas, matemáticos, contadores, engenheiros e programadores de computação demonstram forte inteligência lógico-matemática.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL

Instiga a capacidade de pensar de maneiras tridimensionais, como fazem navegadores, pilotos, escultores, pintores e arquitetos. Permite que a pessoa perceba as imagens externas e internas, recrie, transforme ou modifique as imagens, movimente a si mesma e aos objetos através do espaço e produza ou decodifique informações gráficas.

INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICO

Permite que a pessoa manipule objetos e sintonize habilidades físicas. Nas sociedades ocidentais, as habilidades físicas não são tão valorizadas quanto as cognitivas, embora em outros lugares a capacidade de usar o corpo seja uma necessidade para a sobrevivência e também uma característica importante de muitos papéis de prestígio.

INTELIGÊNCIA MUSICAL

É evidente em indivíduos que possuem uma sensibilidade para a entoação, a melodia, o ritmo e o tom. Compositores, maestros, instrumentistas, críticos musicais, fabricantes de instrumentos e também ouvintes sensíveis demonstram  essa inteligência.

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

Refere-se à capacidade de construir uma percepção acurada de si mesmo para usar esse conhecimento no planejamento e no direcionamento de sua vida. Alguns indivíduos com forte inteligência intrapessoal especializam-se como teólogos, psicólogos e filósofos.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

É a capacidade de compreender as outras pessoas e interagir efetivamente com elas. É evidente em professores bem-sucedidos, assistentes sociais, psicólogos, atores ou políticos.

INTELIGÊNCIA NATURALISTA

Consiste em observar padrões na natureza, identificando e classificando objetos e compreendendo os sistemas naturais e aqueles criados pelo homem. Incluem-se entre os naturalistas qualificados fazendeiros, botânicos, caçadores, ecologistas e paisagistas.

INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL

Capacidade de se situar em relação aos limites mais extremos do cosmos. Saber situar-se em relação a elementos da condição humana como o significado da vida, o sentido da morte, o destino final dos mundos físico e psicológico e experiências profundas como o amor de outra pessoa ou a total imersão numa obra de arte.



PARA REFLETIR...

Temos o dever moral de viver economizando os nossos erros.
Ser humano é buscar saber não mais ser omisso, preguiçoso e/ou irresponsável, para consigo mesmo, para com seus semelhantes e para com a vida, portanto, para com Deus.
A transformação se pratica.
Quem quer mais deve fazer mais do que faz.
Precisamos viver mais suando que chorando.
Geralmente são os que nunca caminharam para dentro de si mesmos que criticam, acusam, julgam, condenam e castigam os que assim procederam.
É nosso dever moral ser e estar feliz a ponto de fazer com que todos que se aproximam de nós assim se tornem e mantenham-se.


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